quinta-feira, 21 de julho de 2022

Trabalhos dos alunos do 7.º E- Direitos Humanos

Os alunos do 7.º E elaboraram vários trabalhos em Cidadania e Desenvolvimento:

  •  um vídeo com a versão abreviada da  Declaração Universal dos Direitos Humanos, AQUI
  • uma reflexão em torno de alguns dos Direitos Humanos


  • um inquérito por questionário utilizando o Microsoft Forms sobre Direitos Humanos, com o objetivo de avaliar conhecimentos e perceções sobre o tema na comunidade escolar.

Responderam 56 alunos do agrupamento. Relativamente à análise dos resultados, salienta-se o seguinte:
  • 77% sabe onde e quando foi adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas apenas 38% responderam acertadamente ao n.º de artigos que tem a declaração;
  • a maioria dos alunos soube mencionar de forma muito concreta situações em que os Direitos Humanos não são cumpridos (discriminação em função da condição física, cor de pele, por se ser estrangeiro ou cigano, por se ser mulher, homofobia e também fome, violência doméstica, pobreza extrema, escravatura, guerra, ausência de liberdade religiosa);
  • de todos os direitos,  o mais mencionado como sendo o mais importante foi o direito à liberdade;
  • 61% dos inquiridos têm a perceção que não vivem numa sociedade justa;
  • 75% respondem que pessoas de outras "raças" são discriminadas;
  • 64% mencionam que em Portugal não são respeitados os Direitos Humanos;
  • 95% referem que um refugiado ou imigrante no nosso país deve ter os mesmos direitos, nomeadamente encontrar emprego;
  • 5% dos inquiridos afirmam não respeitar homossexuais, ciganos e/ou estrangeiros.
  • Dá que pensar!



quarta-feira, 20 de julho de 2022

Encontrar o Outro nos livros - Projeto SeR+ Cidadão e EMRC

No âmbito do Projeto Ser+ Cidadão, em articulação com EMRC, a biblioteca D. Luís de Loureiro realizou diversas atividades com os alunos do 2.º e 3.º ciclos. Pode ler mais AQUI e AQUI , mas partilhamos os vídeos dos alunos.

7.º G e H


Campanha de sensibilização- Refugiados- 7.º G e 7.º H de Maria

8.º G
Campanha de sensibilização- 8.º G de Maria

8.º H

Campanha de sensibilização- 8.º H de Maria


9.º H
Campanha de sensibilização- refugiados- 9H de Maria

O Futuro começa agora!- 9.º G

 



Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento» (professora Prazeres Figueiredo), em articulação com o projeto «Ser + Cidadão», os alunos do 9.º G realizaram diversos trabalhos que culminaram na participação no evento nacional «O Futuro começa agora», no dia 30 de maio, em Vila Nova de Gaia. 

Esta iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal visa promover a reflexão e debate dos jovens sobre o que lhes reserva o futuro, qual o seu lugar no mundo e o modo como as suas atitudes e comportamentos podem influenciar as suas vidas.

A partir da reflexão sobre as seguintes temáticas «Direitos Humanos», «Interculturalidade», «Igualdade de Oportunidade e de Género» e «Saúde», os alunos de diferentes escolas de todo o país elaboraram uma apresentação que partilharam com todos os presentes.  

Os alunos do 9.º G representaram o Agrupamento neste encontro nacional. Partilharam com todos os presentes o vídeo abaixo sobre a temática da Igualdade de Género e declamaram o poema «Calçada de Carriche», de António Gedeão, com partes  musicadas pelo professor Agostinho Baptista.

Ser MULHER no século XXI de Maria

Deixamos aqui o registo de alguns dos momentos vividos:





Notáveis da minha terra - 7.º H

Os alunos do 7.º H participaram na iniciativa da DGE «Notáveis da minha terra». Fizeram pesquisas sobre mulheres viseenses que se notabilizaram/notabilizam em diferentes áreas. Partilhamos aqui os seus trabalhos.













Direitos Humanos e Interculturalidade - 5.º G



No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a biblioteca DLL desenvolveu várias atividades com a turma do 5.º G, no âmbito dos domínios Direitos Humanos e Interculturalidade. 

Entre os trabalhos realizados pelos alunos, está este vídeo sobre o diálogo intercultural, realizado a partir da experiência da turma.
5.º G- Cidadania e Desenvolvimento

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Trabalhos dos alunos do 8.º C

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da professora Sílvia Ferreira, da turma do 8.º C, elaboraram vários trabalhos que aqui partilhamos.

Campanha de sensibilização (AQUI)


Carta ao Diretor do Agrupamento a propor novas formas de energia:

Inquérito por questionário sobre pobreza na comunidade escolar, inserido no domínio do Desenvolvimento Sustentável.

Responderam 43 alunos do agrupamento. Relativamente à análise dos resultados, salienta-se o seguinte:
  • 20% das famílias fazem compras uma vez por mês ou com uma periocidade ainda maior;
  • 9% dos alunos afirmam ter passado por dificuldades económicas, 23% têm conhecimento que a família nem sempre tem dinheiro para despesas essenciais, 7% afirmam mesmo que já faltou comida em casa;
  • 16% dos inquiridos respondeu que não lhes é carregado o cartão da escola para irem ao bar e 12% diz ter deixado de ir a algum lugar com amigos pelos factos de os adultos não poderem dar dinheiro;
  • 5% afirmou que não dispõe de todo o material escolar necessário por falta de dinheiro.







sexta-feira, 27 de maio de 2022

Dia Mundial da Diversidade para o Diálogo e o Desenvolvimento- Projeto Ser+ Cidadão- 8.º anos

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento comemora-se a 21 de maio, representando uma oportunidade para se cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro e o diálogo intercultural.

Na mensagem para este dia que pode ler AQUI, a diretora da diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, incentiva a celebração da diversidade cultural para que possa ser construída de uma solidariedade cultural e moral da Humanidade.

Pode também ler a Declaração Universal sobre a Diversidade CulturaAQUI. A Declaração Universal sobre a  Diversidade Cultural foi aprovada após os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001. Nessa 31.ª reunião da Conferência Geral da UNESCO, o primeiro grande encontro de nível governamental depois daqueles terríveis eventos, os Estados reafirmaram a convicção de que o diálogo intercultural é a melhor garantia para a paz. Em  dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução 57/249, instituiu esta celebração a 21 de maio.

A biblioteca Infante D. Henrique e a biblioteca D. Luís de Loureiro celebraram esta data em articulação com a disciplina de Geografia, do 8.º ano. Os alunos realizaram pesquisas sobre diferentes países, tendo os seus trabalhos sido expostos no Dia do Agrupamento.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

6.º H - Articulação com Projeto Ser+ Cidadão (Bibliotecas Escolares)

 

No âmbito do projeto Ser+ Cidadão, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a biblioteca desenvolveu várias atividades com a turma do 6.º H, no âmbito dos domínios Desenvolvimento sustentável (Cidadania global), Educação Ambiental (Produção e consumo sustentáveis) e Saúde (Educação Alimentar: Alimentação, Nutrição e Saúde e Ambiente e alimentação). Os produtos finais concretizados pelos alunos foram os seguintes: uma apresentação sobre a poluição causada pelo plástico, as consequências ambientais que daí decorrem e as ações que todos podemos fazer no quotidiano para combater esta grave ameaça ambiental; uma campanha de sensibilização sobre a alimentação saudável, mediante a elaboração de cartazes, com recomendações a ter em conta no dia-a-dia e uma campanha de sensibilização sobre o desperdício alimentar e formas de o combater (utilizando a ferramenta Canva).



sexta-feira, 8 de abril de 2022

Dia Mundial do Cigano- Projeto Ser+ Cidadão

 

Fotografia da autoria do professor António Domingues

Celebra-se hoje o Dia Internacional do Cigano. Instituído em 1971, este dia surge como oportunidade de conhecimento da história e da cultura ciganas, bem como de reflexão sobre a questão, tão urgente, da não discriminação e da inclusão destes portugueses na sociedade.

As bibliotecas aliaram-se às atividades promovidas pelo projeto «A Escola e a Diversidade Cultural» e realizaram uma pequena exposição sobre ciganos famosos em áreas tão diversificadas como a pintura, a escultura, a literatura, a dança, o estilismo e o desporto. 

Na Escola D. Luís de Loureiro, os alunos do 5.º ano participaram numa sessão  sobre História e Cultura Ciganas, dinamizada pela professora bibliotecária, e, em articulação com a disciplina de EMRC, promoveu-se a reflexão e o debate a partir da visualização da curta metragem «Rhoma Acans», da realizadora premiada de origem cigana, Leonor Teles.

Partilhamos aqui o trailer. O filme está disponível nas Bibliotecas do Infante e na Biblioteca D. Luís de Loureiro para todos os interessados.


Oiça aqui o Hino do povo cigano «Djelem, Djelem»,  pela Orquestra cigana Klezmer de Barcelona.


Reveja aqui a campanha «Discriminação é falta de educação!», da responsabilidade da EAPN (2016).

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto- Projeto Ser + Cidadão

As bibliotecas escolares assinalaram o dia em que se evocam os milhões de vítimas do Holocausto. Porque não podemos esquecer...

 


Imagem: Retratos de judeus assassinados em Auschwitz-Birkenau, na Polónia 

(dhttps://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto)

Ler mais AQUI.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Semana dos Direitos Humanos- Projeto Ser+ Cidadão (Bibliotecas Escolares)

No âmbito da Semana dos Direitos Humanos, os alunos elaboraram diferentes trabalhos e participaram na iniciativa «Maratona de Cartas», da Amnistia Internacional.

Leia mais AQUI.